A Associação dos Trabalhadores em Frigoríficos foi fundada e 23 de junho de 1.963, após deliberação dos trabalhadores do Frigorífico T. Maia S/A, liderados por Severino Cosmo Araújo, tendo como meta principal assegurar aos obreiros que lá prestavam serviços, direitos trabalhistas até então ignorados pelas empresas, embora já existisse a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho que reunia sistematicamente a legislação trabalhista da época.
A entidade recebeu o respectivo Registro Sindical em 21 de dezembro de 1.966 do Ministério do Trabalho, e tornando-se efetivamente um sindicato após a publicação no DOU – Diário Oficial da União – em 03 de maio de 1.967, inominado Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. A entidade teve sua primeira sede cito à rua Mato Grosso, nº 44, mudando posteriormente, devido a seu crescimento, para a rua Nestor Moreira, nº 17, onde se encontra até os dias atuais.
Com a modernização dos parques industriais, tornou-se necessária a expansão da entidade à outras comarcas, até então desassistidas de proteção aos trabalhadores, passando o sindicato a estender sua base territorial de Araçatuba a Andradina e de Araçatuba a Lins, sempre sob a fiscalização do Ministério do Trabalho, através das DRT’s – SRT’s – Subdelegacias de Relações do Trabalho nas comarcas de Araçatuba e Lins.
O fundador da instituição foi o Sr. Severino Cosmo Araújo, funcionário do Frigorífico T.Maia, e esteve à frente da mesma por um longo período de 31 aos, trabalhando sempre na defesa dos interesses dos trabalhadores, associados ou não, participando ativamente na elaboração de Acordos Coletivos de Trabalhos Regionais e de Convenções Coletivas de Trabalho em conjunto com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins do Estado de São Paulo.
Atualmente a entidade é presidida pela Sra. Dulce Elena Ferreira, sendo uma das primeiras mulheres a presidir um sindicato desta categoria, vem ativamente atuando na luta pelos direitos de todos os trabalhadores da categoria.